sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Aquisições vindas do BudgerigART











REALIZEI ESSA COMPRA EM NOVEMBRO DE 2009, EM UMA SITUAÇÃO INUSITADA, POIS JÁ ACOMPANHAVA O TRABALHO DO FÚLVIO HÁ UNS TRÊS ANOS E NESSA OCASIÃO ELE DISPUNHA DE ALGUMAS AVES PARA VENDA E ME OFERECEU, PERGUNTANDO  SE EU TERIA INTERESSE. DECIDI COMPRAR VISTO A QUALIDADE GENÉTICA DAS AVES E AO MARAVILHOSO TRABALHO QUE ELE VEM DESENVOLVENDO HÁ MAIS DE DEZ ANOS.

7 comentários:

  1. Olá Glaucco!
    Parabéns pelo Blog e pelos pássaros!
    Abraço!
    LA

    ResponderExcluir
  2. Rapaz, mas este macho cinza da 2ª foto é muito bom!
    Abraço!
    LAS

    ResponderExcluir
  3. Realmente LAS, e já me deu 2 lindas filhotas.
    O FL22-014-09 (CZ) é filho de uma ave do Renato, o MF007-078-06 e bisneto de um pássaro do Elizeu, o JB331-087-04.
    Essas aves são 2 das principais 'ferramentas' utilizadas pelo Fúlvio para disseminar o 'padrão moderno' utilizando o sangue Mannes e Lutolf em seu plantel.

    Grandes investimentos, trazem grandes conquistas.
    Forte abraço.

    ResponderExcluir
  4. Essa fêmea canela vd claro é bastante direcionada, de repente casada com esse cz dará excelentes produtos... O Fúlvio mandou ele para ela e ela para ele???
    Abç...

    Odilon.

    ResponderExcluir
  5. Olá Odilon, bem vindo ao blog!
    Sim, realmente uma boa fêmea, mas ela veio como parceira de outro macho um VD CL e ele para uma CEL.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  6. Oi, Glaucco !
    De fato o Verde cinza MF07-078-06 e o Cinza JB331-087-04 criaram muitos filhotes aqui em casa, e com fêmeas diferentes, assim como algumas outras aves que também vieram de criadores amigos. .
    Ambos geraram ótimos descendentes.
    No entanto, sempre procurei desenvolver linhas de sangue que tivessem características próprias e nunca abrindo mãos das famílias que formei desde 1997, meio que "na talhadeira" (kkk...), e que vim desenvolvendo até hoje.
    Certamente , em alguns casos, como por exemplo na introdução do patrimônio genético Lütolf em meu criadouro, procurei a princípio acasalar as aves oriundas dessa família entre si, com o objetivo de produzir mais indivíduos dessa família, justamente para facilitar a "fusão" do novo sangue às minhas aves.
    O que inicialmente era uma condição "circunstancial" (falta de grana!kkkk..), atualmente é a minha opção pessoal , e que me proporciona um enorme prazer.
    Basicamente tenho aqui três famílias distintas:
    - A primeira desenvolvida a partir da fusão das minhas linhas de sangue com aves de ascendência majoritária Jo Mannes, vindas do Renato, Elizeu, Manoel Luiz e Walter Ansante.
    - A segunda desenvolvida a partir da fusão das minhas linhas de sangue com aves de ascendência majoritária Daniel Lütolf, vindas de Renato e Manoel Luiz.
    - A terceira a partir da fusão das minhas linhas de sangue com aves de ascendência Mannes e Lütolf na mesma proporção.
    A "ferramenta" que sempre procurei utilizar foi o aprimoramento ao máximo da capacidade de observação.
    Hoje eu tenho no meu criadouro um macho Cinza que GANHEI do meu amigo Renato Uchôa ano passado ( quando ainda era um filhote de 4 meses), o "MF07-064-08", e que é uma ave espetacular, melhor que todas as aves que eu já havia criado até hoje.
    Certamente, por mais que eu sempre tenha priorizado as minhas linhas de sangue, essa ave sim irá proporcionar (e já está proporcionando) um salto qualitativo marcante no meu plantel, como nunca aconteceu antes.
    O valiozíssimo trabalho do Renato na sedimentação e dissiminação de patrimônio genético de alta qualidade por todo o Brasil ficará para a história do hobby em nosso país !
    Obrigado grande mestre Renato!
    Abraço à todos !
    Fulvio.

    ResponderExcluir
  7. Oi, Glaucco !
    Gostaria só de complementar algumas informações que coloquei aqui.
    primeiramente, essas "proporções" de linhas de sangue distintas as quais eu citei e que fazemparte do meu atual plantel, não são desenvolvidas de maneira "matemática" e em função de "papel" (pedigree).
    É FUNDAMENTAL , mesmo quando da utilização da consanguinidade, a busca de uma somatória de fenótipos quando da formação dos casais e, se possível, não pensarmos apenas nos fenótipos do casal, mas TAMBÉM das FAMÍLIAS de cada uma das aves, e como elas se comportam hereditariamente, no que diz respeito à "marcar" efetivamente os seus descendentes com as suas características.
    No entanto, para que possamos pensar em termos de somatória de fenótipos das FAMÍLIAS do casal, é importante que efetivamente conheçamos essas famílias ao menos por algumas gerações em nossos criadouros, e que essas linhas "famílias" (lihas de sangue)já estejam consistentes e consolidadas.
    NUNCA devemos pensar em acasalamentos como "RECEITAS DE BOLO".
    Por isso que sempre afirmo que a principal "ferramenta" que os criadores podemutilizar , e sem precisar dispor de dinheiro para isso, é sempre tentar desenvolver ao máximo a capacidade de observação, para que possam fazer a seleção certa do plantel, tanto por fenótipo quanto por famílias,e identificar nos filhotes quais efetivamente "Herdaram" as melhores características dos pais.
    Outra coisa que me esqueci de comentar é que, embora após esses 13 anos de seleção genética as "famílias" dentro do meu criadouro sintetizem "aproximadamente" o que eu relatei no comentário anterior, NUNCA abri mão também de sempre estar trabalhando "Linhas alternativas" simultaneamente,a partir de recombinações inusitadas, isso para posteriormente poder fazer "heterozigoses" dentro do meu próprio plantel.
    Desde quando iniciei a minha criação até hoje, esse trabalho de desenvolvimento de linhas alternativas foi de grande importância dentro do meu processo de seleção genética. Muitas das minhas melhores aves surgiram da heterozigose com exemplares desenvolvidos alternativamente.
    O desenvolvimento de uma capacidade de observação apurada é de fundamental imporância para a obtenção de bons resultados em todos esse processos, podem acreditar!
    Isso acaba se tornando um grande diferencial!
    Abraço à todos!
    Fulvio.

    ResponderExcluir